
Tudo começou com um e-mail do nosso cliente solicitando ajuda. Eles sabiam que exportar não era apenas colocar um produto em um avião ou navio, mas enfrentar barreiras alfandegárias, regulações complexas e coordenação entre diferentes países. Era uma operação que exigia precisão e experiência, afinal, o Brasil não é para amadores nem mesmo quando é para tirar algo daqui de dentro.
Assim que assumimos o caso, percebemos que o desafio ia além do esperado. Não era apenas uma exportação: o cliente nos EUA precisava de suporte para lidar com o processo de importação no país. Isso exigia uma coordenação impecável entre o Brasil e os EUA.
E foi aí que entramos. Sabíamos que não seria uma tarefa simples, mas com nosso parceiro nos EUA e a experiência acumulada da DAMA, era possível não só fazer a exportação, mas também garantir que o cliente nos EUA tivesse toda a documentação e suporte necessário para receber sua bike.
Cada etapa trouxe uma nova dificuldade:
Documentação no Brasil para embarque por ser uma bicicleta diferenciada.
Ajustes no frete internacional para evitar atrasos e reduzir custos o máximo
possível, já que a bicicleta deles tem um alto valor agregado.
Comunicação constante com o parceiro americano para atender às
exigências locais de importação.
E, claro, manter o exportador e importador atualizados e confiantes durante
todo o processo.
Com tudo preparado e a bike pronta para o embarque, surgiram notícias preocupantes: o furacão Milton estava se aproximando da região de destino nos Estados Unidos. Isso significava riscos reais para a carga e custos adicionais inesperados, como taxas de armazenagem elevadas no aeroporto dos EUA. O atraso era iminente e inescapável. Era possível fazer algo?
Conseguiríamos? A realidade, é que há coisas que estão fora do nosso controle, porém, HÁ OUTRAS COISAS QUE ESTÃO DENTRO.
Decidimos agir preventivamente. Nossa equipe reavaliou os prazos e, junto com o parceiro e importador nos EUA, ajustamos o embarque no Aeroporto de Guarulhos. Adiar o envio parecia uma decisão difícil, mas era a melhor forma de proteger a carga e evitar custos desnecessários para o cliente. A mãe natureza é poderosa e independente, não nos cabe tentar enfrentá-la, e sim respeitá-la com estratégia e planejamento.
O desafio agora era reorganizar o transporte para que, assim que o furacão passasse, a bike fosse enviada com rapidez e segurança. Trabalhamos para garantir que os prazos e expectativas do cliente fossem cumpridos, mesmo com o adiamento.
Com o tempo de envio ajustado, monitoramento constante da nossa equipe junto com o parceiro dos EUA sobre a situação local, a bike foi despachada no momento certo. Ao chegar nos EUA, estava em perfeito estado e pronta para ser entregue ao cliente. O planejamento e a flexibilidade da operação garantiram que nenhum detalhe fosse comprometido.
E a melhor parte nem contamos ainda. O importador não fazia a mínima ideia de como importar este produto. Mas com a nossa rede de parceiros muito bem desenvolvida, contatamos um despachante parceiro nos EUA, alinhamos tudo com ele e com o
importador, efetivando então também a importação nos EUA.
É isso que chamamos de superar fronteiras aqui na Dama.
A operação foi concluída com sucesso absoluto: a bike saiu do Brasil, passou por trâmites alfandegários sem problemas e chegou ao cliente nos EUA. Para o nosso cliente, foi mais um marco de confiança e expansão no mercado internacional.
O nosso cliente viu que, com o apoio certo, é possível atender clientes globais sem abrir mão da qualidade.
Na DAMA, somos fissurados em TRANSFORMAR DESAFIOS EM SOLUÇÕES,
conectando negócios e mercados em todo o mundo. Seja qual for o destino, é
pra lá que vamos.
Comments